Subscribe:

Empreendedorismo

Empreender é um processo essencialmente humano, com toda a carga que isso representa: ações dominadas por emoção, desejos, sonhos, valores; ousadia de enfrentar as incertezas e de construir a partir da ambigüidade e no indefinido; consciência da inevitabilidade do erro em caminhos não-percorridos; rebeldia e inconformismo; crença na capacidade de mudar o mundo; indignação diante de iniqüidades sociais. Empreender é, principalmente, um processo de construção do futuro. (DOLABELA, 2003, p.29-30)

Ainda segundo Dolabela (2003) empreender é modificar a realidade para dela obter a auto-realização e oferecer valores positivos para a coletividade. Significa engendrar formas de gerar e distribuir riquezas materiais e imateriais por meio de idéias, conhecimentos, teorias, artes, filosofia.

Dolabela (1999) salienta que o empreendedorismo deve conduzir ao desenvolvimento econômico, gerando e distribuindo riquezas e benefícios para a sociedade. O empreendedor evolui através de um processo iterativo de tentativa e erro, avança em virtude das descobertas que faz, as quais podem se referir a uma infinidade de elementos, como novas oportunidades, novas formas de comercialização, de gestão, entre outros.

Para Drucker (1986), o espírito empreendedor é uma característica distinta, seja de um indivíduo, ou de uma instituição. Qualquer indivíduo que tenha à frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e se comportar como tal. O empreendedorismo é um comportamento, e não um traço de personalidade. E suas bases são o conceito e a teoria, e não a intuição.

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia-a-dia de seu empreendimento.

Hisrich e Peters (2004) afirmam que a função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção, explorando uma invenção ou, de modo mais geral, um método tecnológico não experimentado, para produzir um novo bem ou um bem antigo de uma maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais, ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor.

Agir com ousadia e dedicação são alguns dos atributos exigidos de um empreendedor. O empreendedorismo dispõe de características de grande importância para o sucesso das organizações, pois empreender é muito além da mera ação de abrir um negócio próprio, empreender é ter ousadia para oferecer ao mercado um produto ou serviço que satisfaça os desejos dos consumidores, é saber gerir a instituição com presteza e dedicação, é conhecer o mercado, é se atualizar e capacita-se a cada dia, é ter flexibilidade nos momentos de incerteza, é saber entrar e sair do mercado no momento certo, é enxergar oportunidades que o restante do mercado não enxerga, empreender é fazer da empresa um agente constante de crescimento.

O empreendedorismo é um instrumento de grande importância para a sociedade, pois, amplia a visão de mercado, oferecendo crescimento econômico, geração de empregos e tributos, além da oferta de serviços e produtos capazes de girar o ciclo da economia. Sendo assim o empreendedorismo, é uma variante de extrema importância, sendo sua atuação diretamente ligada ao sucesso organizacional.