Subscribe:

Mercado de Capitais

A integração, comunicação, comércio e o intercambio entre os países se intensificou muito com o processo de globalização. Acompanhando essa tendência mundial, todos os países e principalmente aqueles em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber novos investimentos externos. Sendo assim, quanto mais evoluída é a economia de um país, mais ativo é o seu mercado de capitais.

O mercado de capitais é um conjunto que envolve bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Nele são negociados títulos mobiliários que visam gerar capital para as empresas. Por exemplo, as ações representam o patrimônio da empresa, quando negociadas visam levantar mais capital para a mesma, com esse objetivo cotas de participação são vendidas neste mercado. Há também empréstimos tomados pela empresa que são normalmente caracterizados pelas debêntures e outros títulos semelhantes. Ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários e outros derivativos autorizados.

O principal objetivo de mercado de capitais é direcionar o capital e a poupança da sociedade para as empresas e para o governo fazendo girar a economia, isto é, estes investimentos são o motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com conseqüente aumento da poupança e do investimento, e assim por diante. Por esta razão os países mais desenvolvidos possuem mercados de capitais mais ativos, fortes e dinâmicos.

Bom, este é um termo muito amplo que envolve muitos detalhes, mas espero ter deixado claro o conceito de mercado de capitais. Se houver alguma dúvida ou sugestão, por favor, envie um comentário ou mande-nos um e-mail. Em outros posts estaremos destrinchando principalmente os ativos e as instituições envolvidas nesse mercado.


Fonte: financaseconomicas.blogspot.com