Orrú (1990) salienta que a finalidade da Contabilidade pode ser dividida em duas partes distintas. Uma delas se destina a satisfazer os usuários externos, como fornecedores, bancos, governos, acionistas, etc, por meio das demonstrações emitidas periodicamente. A empresa também possui necessidade de informações sobre o custo unitário de cada produto fabricado, o lucro bruto de cada seção, ou de cada linha de produtos, em fim, sobre todos os cálculos que envolvem os setores de produção, distribuição e controle de produtos. Essa finalidade é cumprida por meio da Contabilidade interna.
A contabilidade é uma ciência. Está estruturada em princípios consagrados e aceitos pela classe contábil. A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades. (ORRÚ, 1990, p.15)
Segundo Padoveze (1996), o objetivo da Contabilidade é o controle de um patrimônio. O controle é feito através de coleta, armazenamento e processamento das informações oriundas dos fatos que alteram essa massa patrimonial. Portanto, podemos definir Contabilidade como o sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade.
A contabilidade é uma ciência de extrema importância para a administração, pois é ela quem oferece dados e informações importantes para formulação de estratégias e tomada de decisão, além da relação direta junto a união, o estado o município, e o contínuo controle de informações financeiras.