Subscribe:

Logística

Segundo Ballou (2001) a logística é o processamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências dos clientes.

Pozo (2007) ensina que a logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Para Bowersox (2001) a logística é um esforço integrado com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente pelo menor custo total possível. A logística existe para satisfazer as necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e Marketing.

Conforme Cristopher (1999), o poder de serviço logístico como meio de diferenciação cresce a cada dia, o poder da marca declina-se, com uma gradativa transição para mercados tipos commodities e os clientes estão dispostos aceitar substitutos, mesmo porque as diferenças tecnológicas dos produtos estão sendo removidas, tornando-se difícil manter uma competitividade apenas em função do produto. Os clientes estão mais exigentes, mais sofisticados, exigindo serviços personalizados que torna os serviços logísticos estratégicos na competitividade.

Alves (2001) salienta que o gerenciamento da logística organiza os ciclos de atividades para integração dos fluxos físicos e de informações, responsáveis pela movimentação de materiais e produtos, desde a previsão das necessidades para fornecimento de matéria-prima e componentes, apoiando o planejamento da produção e suprindo aos canais de distribuição para o mercado consumidor.

O transporte é uma das principais funções logísticas representando cerca de 60% dos custos logísticos na maioria das organizações tendo, portanto, um papel fundamental no desempenho de diversas dimensões do serviço ao cliente. (FLEURY, 2000).

A logística vem mostrando sua indispensável importância, enfatizando ser uma ferramenta muito importante para as organizações, seja de pequeno, médio ou grande porte. A logística é um instrumento de diferencial e maximização dos lucros. Os clientes, cada dia mais exigentes, solicitam entregas ágeis, um layout funcional dentro da organização, sinalizações eficientes, recebimento de produtos em perfeito estado, e diversos outros fatores que a logística engloba em suas atribuições. Sendo assim, cabe ao administrador enxergar a importância dessa ferramenta, e saber gerenciá-la da melhor maneira possível, agindo na pretensão de deter um diferencial, e também obter a capacidade de uma considerável redução de custos.