A definição de Administração de Recursos Humanos encontra-se em diversas obras literárias, podendo-se destacar a definição de Gil (1994): A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade.
As organizações surgem exatamente para aproveitar a sinergia dos esforços de vários indivíduos que trabalham em conjunto. (CHIAVENATO, 1999, p.17).
Segundo Bueno (1996), nesta era globalizada, a empregabilidade exigirá que as pessoas saiam da zona da mediocridade, da cultura do “mais ou menos”, e se destaquem pelo seu profissionalismo, pela sua tecnologia, pela sua maturidade, pelo seu nível de consciência, pela sua afetividade, pela sua energia e também, pela sua lucidez em apresentar soluções factíveis, viáveis e impactantes.
Chiavenato (2002) afirma que as necessidades humanas podem ser classificadas em necessidades primárias que são a base (necessidades fisiológicas e de segurança) e as secundárias que são os topos (necessidades sociais, de estima e de auto-realização). Ambas atuam simultaneamente, prevalecendo as secundárias.
O processo de recrutamento varia conforme a organização e pode ser interno, externo ou misto. As empresas também utilizam um recrutamento misto, pois na prática, estas nunca fazem apenas recrutamento interno ou externo, ambos se complementam e se completam (CHIAVENATO, 2002).
Segundo Chiavenato (2002) o conceito de seleção de pessoas é buscar entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência, eficácia e o desempenho pessoal, sendo que a seleção visa solucionar dois problemas básicos: a) adequação do homem ao cargo; e b) eficiência e eficácia do homem no cargo.
Ainda segundo Chiavenato (2002), a entrevista é considerada a abordagem mais flexível e produtiva, na qual o analista de cargos conduz com o ocupante do cargo e é feita com relação às habilidades requeridas pelo cargo sendo possível também cruzar informações obtidas com ocupantes de outros cargos similares. É o método mais recebido pelas empresas, para os planos de análise de cargos. Existe também a entrevista direta realizada através de um contato direto e verbal que pode ser feito entre o ocupante e o chefe direto, ou entrevista feita separadamente. A entrevista propriamente dita constitui a etapa fundamental do processo, na qual se intercambia a informação desejada pelo entrevistador e o entrevistado. Envolve necessariamente duas pessoas que iniciam um processo de relacionamento interpessoal, sendo este dinâmico.
Tachizawa (2001) define o treinamento como um dos muitos recursos utilizados no processo de desenvolvimento, visa o aperfeiçoamento do desempenho funcional, o aumento da produtividade e o aprimoramento das relações interpessoais. O treinamento prepara as pessoas para o desempenho do cargo e as atualiza com respeito à tecnologia utilizada na realização de suas tarefas.
Administração de Recursos Humanos, diferente do que muito se pensa, não é apenas o serviço burocrático de admitir, demitir e pagar salários, a Administração de Recursos Humanos tem uma função muito mais nobre, em que se destaca a função de possibilitar aos colaborados, condições melhores de trabalho, motivando-os para aumento da produtividade, recrutamento e seleção de pessoas para admissão dos melhores profissionais do mercado de trabalho.